Pesquisa
Conta a Nossa História!
Parte do plano de trabalho da instituição para os próximos anos, objetivo é iniciar diálogos para estruturar ações de acordo com os desejos e necessidades da população da Liberdade e da Baixada do Glicério
Pesquisa
Parte do plano de trabalho da instituição para os próximos anos, objetivo é iniciar diálogos para estruturar ações de acordo com os desejos e necessidades da população da Liberdade e da Baixada do Glicério
Caso queira se inscrever para ser uma pessoa recenseadora, preencha este formulário

Desde 2023, o Museu dos Aflitos realiza ações educativas e culturais com organizações da Baixada do Glicério e da Liberdade, para trazer atenção para a riqueza de história e de cultura da região. O objetivo é ajudar a resgatar essas memórias, fortalecer os coletivos e criar pontes com instituições públicas e privadas para garantir direitos sociais e culturais.
A pesquisa “Conta a Nossa História!” é parte da construção do Plano Museológico — uma espécie de plano de trabalho do Museu para os próximos anos. Ela será realizada para que o Museu possa organizar suas atividades com base nos desejos e nas necessidades dos habitantes da região. Além de cultura, as perguntas contemplarão temas como habitação, saúde, educação e emprego. O objetivo é que isso ajude não apenas a estruturar as atividades do Museu dos Aflitos, mas que também possa ser uma base para que se possa pensar coletivamente em políticas públicas e em melhorias para o território.
Este é um projeto contemplado pelo Fomento CultSP, composto pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e pela Política Nacional Aldir Blanc nº 36/2024, vinculado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura do Governo Federal. O museu também conta com o importante apoio de entidades do território como Casa Hip Hop Centro 011, Centro de Estudos de Cultura da Guiné, Glicério Pela Vida, Grêmio Recreativo Cultural Social Batuq do Glicério, Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas: MLB, Samba da Madrinha Eunice, Soweto Organização Negra, União dos Amigos da Capela dos Aflitos - UNAMCA e União dos Cordelistas Repentistas e Apologistas do Nordeste - UCRAN.
Coordenação Geral
Lucas Almeida
Coordenação de Pesquisa
Ariel Tonglet
Equipe de recenseamento
Cheslie J. Baptiste
Isabela Davies
Jean W. Cadet
Lélia Vilela